"Não há dúvidas de que é um animal treinado. É bastante evidente que a baleia está a sondar o barco e que se sente à vontade junto dele.
A baleia vem com a cabeça à tona da água, abre a boca, o que sugere que está à espera de ser alimentada como recompensa", afirma Martin Biuw, especialista em mamíferos marinhos do Instituto de Pesquisa Marinha da Noruega, após ver um vídeo do animal.
Pescadores noruegueses encontraram, na passada semana, uma baleia-branca a usar uma espécie de arnês repleto de câmaras. Especialistas da marinha viriam a afirmar depois que crêem que o animal terá sido treinado pelas forças militares russas.
Jorgen Ree Wiig, biólogo marinho disse à CNN que a "baleia parecia amistosa, mas os seus instintos" também o levam a crer que esta estaria "a pedir ajuda para se soltar do arreio".
O cinto em causa, segundo o mesmo, parecia ter sido feito especialmente para o animal e possuía vários "suportes para câmaras GoPro", enquanto os fechos de cada lado possuíam a inscrição 'São Petersburgo'.
O biólogo acredita que a baleia virá de Murmansk, Rússia, e que terá sido treinada pela marinha russa, dado que já é conhecido o trabalho que os militares russos têm nesta área, nomeadamente no "treino de baleias para guardar bases navais, ajudar mergulhadores e encontrar material desaparecido".
0 comentários
O QUE VOCÊ ACHOU DO ARTIGO, DEIXE SEU COMENTARIO