Nacional
Presidente da República defende definição de um "estatuto claro" para os jornalistas moçambicanos
11:13O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, defendeu hoje a definição de um estatuto claro para os jornalistas moçambicanos para "minimizar as complexidades e condicionalismos" no exercício da sua função.
Numa mensagem alusiva ao dia do jornalista moçambicano, que hoje se assinala, o chefe de Estado defende que a definição de um "estatuto claro" para o jornalista pode ajudar a "minimizar as complexidades e condicionalismos" no exercício da sua função.
"Esta classe social desempenha um papel fundamental numa sociedade como a nossa que se encontra em transformações", acrescenta o documento.
Filipe Nyusi aproveitou a efeméride para apelar à imprensa moçambicana para uma maior responsabilidade no exercício da sua função.
"A missão de informar exige responsabilidade, compromisso com a verdade, sentido pedagógico, patriotismo e, acima de tudo, ética e deontologia no seu exercício", referiu o chefe de Estado, que aproveita para saudar a imprensa pela cobertura que foi feita aos impactos da passagem do ciclone Idai no centro do país.
"Nos momentos de angústia e desolação dos nossos concidadãos que tudo perderam, mais uma vez, foi o jornalista que transmitiu a nossa mensagem de consolo, esperança e da importância de mantermos um espírito de coesão para restaurarmos a normalidade", conclui o documento.
O dia 11 de abril foi instituído dia do jornalista moçambicano no âmbito da fundação do Sindicato Nacional do Jornalista, que hoje assinala seu 41.º ano de existência.
0 comentários
O QUE VOCÊ ACHOU DO ARTIGO, DEIXE SEU COMENTARIO