O Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, apela aos condutores dos serviços nocturnos de transporte público do Grande Maputo à observância de disciplina no exercício das suas funções, para que esta iniciativa não venha a ser mais um factor de sinistralidade rodoviária.
Mesquita, que falava na noite de terça-feira no lançamento oficial destes serviços, uma iniciativa da Agência Metropolitana de Transportes de Maputo (AMT), aconselhou os condutores a se abstiverem do consumo de álcool durante a condução, de modo a equilibrar o seu estado emocional e proporcionar uma destreza suficiente para transportar as pessoas com segurança.
”Para que os serviços que hoje festejamos o respectivo arranque não sejam mais um factor para aumento de acidentes de viação, exortamos aos operadores para desenvolverem um trabalho permanente de promoção da segurança rodoviária e monitoria da conduta dos seus motoristas”, apelou.
Segundo o ministro, o desenvolvimento da cidade de Maputo e arredores é caracterizado pelo crescente número de empresas que funcionam em regime de turnos, pelo que a introdução do serviço nocturno de transporte público urbano de passageiros mostra-se pertinente.
“É nossa expectativa reduzir a apetência pelo uso de transporte particular, especialmente no período nocturno, onde a fadiga é enorme e a concentração é demasiado reduzida”.
Aos motoristas escalados, Mesquita recomenda-os a repousarem durante o dia, antes de se fazerem à via pública.
Nesta primeira fase estão afectos 18 autocarros, que circularão em nove rotas do Grande Maputo, que inclui as cidades de Maputo e Matola, bem como os distritos de Boane e Marracuene.
Nos autocarros do serviço nocturno serão colocadas placas frontais, bem como pirilampos no topo do autocarro, como forma de dar maior visibilidade e facilitar a sua identificação pelos passageiros e autoridades policiais.
0 comentários
O QUE VOCÊ ACHOU DO ARTIGO, DEIXE SEU COMENTARIO