Pelo menos 760 escolas de seis distritos da província da Zambézia irão implementar o ensino Bilíngue até finais do próximo mês de Julho. A organização não-governamental Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC), implementadora do projecto, em parceria com Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, faz em Quelimane avaliação da primeira da fase de implementação do projecto.
Ema Cardoso, representante do CESC, em entrevista a jornalistas fez saber que na Zambézia o foco na fase piloto foi, acima de tudo, a mobilização das comunidades no acompanhamento dos seus filhos na escola. Neste momento, Ema afiança que nas comunidades em implementação do ensino Bilíngue, os pais já têm noção e melhor entendimento das vantagens do ensino Bilíngue.
“Sentimos nos conselhos de escolas o maior engajamento entre os professores e a comunidade, na persuasão dos meninos em ir à escola aprender a ler e escrever. O passo seguinte será de expandir o projecto para os distritos de Namacurra, Namarroi e Gilé até Julho próximo. Neste momento estamos com ensino bilingue nos distritos de Mocuba, Lugela e Alto-Molócuè, ” disse Cardoso.
Em termos de balanço do primeiro ano de implementação, o ensino Bilíngue tem uma abrangência de mais de três mil pais e encarregado de educação, cujo os filhos frequentam da primeira à quinta classe.
Eles têm a missão de fazer com que os seus filhos tenham o gosto de ir à escola aprender. Pretende-se que as crianças aprendam tenham todas as competências necessárias no final do primeiro ciclo.
Hilário Jojó representante do Sector da educação na Zambézia, fez saber que o ensino bilíngue está a revelar-se positivo nas comunidades onde está a ser implementado, porquanto as crianças têm se mostrado empenhadas em aprender a ler e a escrever, com apoio não só dos professores mas também dos seus pais e pessoas influentes nas comunidades.
No global, serão aplicados pouco mais de 2.6 milhões de dólares para viabilizar os trabalhos de implementação de ensino bilíngue na Zambézia. Célia Cossa, representante da USAID, fez saber que o maior interesse da organização é ver os fundos alocados, a serem aplicados para a educação das crianças naquelas comunidades onde se estuda através do ensino é Bilíngue.
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