O Governo indiano ofereceu ajuda a Moçambique para combater os grupos armados que atuam no norte do país desde outubro de 2017, anunciou em comunicado o executivo de Nova Deli.
"Moçambique procurou a cooperação da Índia para lidar com a crescente ameaça do terrorismo e da radicalização. Rajnath Singh [ministro da Defesa indiano] assegurou a cooperação e reiterou o compromisso de trabalhar juntos nesse sentido", lê-se no comunicado de imprensa divulgado na página da Internet do Ministério da Defesa da Índia.
Rajnath Singh reuniu-se na segunda-feira em Maputo com o seu homólogo moçambicano, Atanásio M'tumuke, para discussões sobre cooperação na área da defesa.
Na ocasião, a Índia doou duas embarcações para patrulha marítima à Marinha de Guerra de Moçambique.
Os dois governos assinaram ainda um memorando sobre hidrografia e partilha de informações entre os dois Estados.
O executivo de Nova Deli ofereceu ainda 44 viaturas ao Serviço Nacional de Investigação Criminal de Moçambique (Sernic) avaliadas em 638 mil dólares para fortalecer a capacidade operativa desta instituição.
O ministro da Defesa da Índia afirmou que o donativo faz parte de um pacote de ajuda no valor de 4,5 milhões de dólares destinados ao Ministério do Interior de Moçambique para o período 2010-2020.
0 comentários
O QUE VOCÊ ACHOU DO ARTIGO, DEIXE SEU COMENTARIO