Investigadora diz em tribunal que não encontrou subornos a Maleiane, Ubisse e Governo no caso das Dívidas Ocultas

10:08

Um advogado do julgamento nos Estados Unidos da América sobre as dívidas ocultas de Moçambique questionou uma investigadora se tinha provas, neste processo, contra membros do atual Governo e parlamento moçambicanos, com resposta negativa da testemunha.
Investigadora diz em tribunal que não encontrou subornos a Maleiane, Ubisse e Governo no caso das Dívidas Ocultas

O advogado de defesa de Jean Boustani, principal arguido num caso investigado pela Justiça norte-americana sobre corrupção e fraude económica em Moçambique, perguntou à agente especial do FBI se encontrou provas de pagamentos impróprios ao atual ministro moçambicano das Finanças, ao governador do Banco de Moçambique ou a qualquer membro do parlamento moçambicano.

O advogado Randall Jackson fez estas perguntas à agente especial do FBI Fatima Haque, que apresentou, na quarta-feira, gráficos com pagamentos encontrados pela investigadora provenientes da empresa Privinvest a figuras moçambicanas ligadas anteriormente ao Governo.
As respostas da investigadora foram de incerteza e de negação: “Não tenho a certeza”, “não sei quem são”, ou um claro “não”.

O advogado perguntou à investigadora se sabia quem era Adriano Maleiane, atual ministro das Finanças de Moçambique e se tinha encontrado provas incriminatórias de subornos pagos pela empresa Privinvest, ao que Fatima Haque respondeu que não tinha a certeza.

A pergunta seguinte foi sobre Adriano Ubisse, Diretor Nacional do Tesouro, que, segundo o advogado, esteve envolvido na emissão de títulos de dívida soberanos a troco dos títulos de dívida da empresa Ematumm, mas a resposta voltou a ser: “Não tenho a certeza”.

Jean Boustani, detido nos Estados Unidos desde janeiro e em julgamento em Nova Iorque, desde 15 de outubro, é acusado de pagamento de subornos a membros do Governo moçambicano, conspiração para cometer fraude de transferência económica, fraude de valores mobiliários e branqueamento de capitais, acusações que rejeitou e das quais se declarou inocente.

Lusa

Você pode gostar tambem de

0 comentários

O QUE VOCÊ ACHOU DO ARTIGO, DEIXE SEU COMENTARIO