O secretário do Estado para a Juventude e Emprego e o governador de Nampula endereçaram uma mensagem de saudação aos jovens que estão na linha de combate no teatro operacional-norte, em Cabo Delgado, e no centro do país. As mensagens são foram por ocasião da celebração do dia da juventude africana.
Os dois dirigentes dedicaram as suas mensagens aos jovens das Forças de Defesa e Segurança (FDS) que estão na linha da frente na defesa da pátria em Cabo Delgado e no centro do país.
“Defendem a soberania do seu país e aqui vai uma saudação especial àqueles jovens que nas frentes de Cabo Delgado e na zona centro repelem o terrorismo e os inimigos do desenvolvimento de Moçambique”, disse Osvaldo Petersburgo, posição salientada por Manuel Rodrigues: “enaltecer e dar a devida vénia à nossa juventude que está na vizinha província de Cabo Delgado a combaterem os actos terroristas que estão, de facto, a desestruturar aquela província e não só, tem estado a provocar pressão à nossa província. Igualmente, render homenagem aos jovens que estão no teatro das operações a nível da zona centro, nas províncias de Manica e Sofala a combaterem aqueles que são inimigos da paz”.
O dia da Juventude Africana foi instituído em 2006, com a aprovação da Carta Africana da Juventude a qual Moçambique ractificou em 2008 e que sublinha a importância da participação da juventude para o desenvolvimento do continente, que corresponde a 40% da população.
“A União Africana assume a importância de se reconhecer o papel activo da juventude na dialéctica do desenvolvimento continental e defende que a agenda 2063 somente será bem-sucedida se os estados africanos tiverem em conta as habilidades, o talento, a imaginação, o empenho e o trabalho árduo do próprio jovem”, reconheceu Manuel Formiga.
Ainda este domingo, foi inaugurado em Nampula o edifício onde funciona a plataforma SMS Biz, virada ao aconselhamento de adolescentes e jovens sobre a saúde sexual e reprodutiva, que tem como um dos parceiros o Fundo das Nações Unidas para a Infância.
O Governo, através da Política Nacional da Juventude está a apostar na formação profissional dos jovens no país. Na semana finda, Osvaldo Petersburgo ofereceu quites para o auto-emprego na Ilha de Moçambique, tendo abrangido associações juvenis. Os quites são para as áreas de carpintaria e serralharia.
0 comentários
O QUE VOCÊ ACHOU DO ARTIGO, DEIXE SEU COMENTARIO