Detidos supostos membros da Junta Militar chefiada por Mariano Nhongo

11:49

Pelo menos seis indivíduos tidos como membros da Junta Militar, chefiada por Mariano Nhongo encontram-se detidos na cidade de Quelimane, província da Zambézia. 

Detidos supostos membros da Junta Militar chefiada por Mariano Nhongo

 Os mesmos são indiciados de terem escalado aquela província, com objectivo de recrutar jovens e formarem bases militares para de seguida protagonizarem ataques armados ao longo da estrada Nacional Número Um (EN1).

"Fomos mandados pelo general Mariano Nhongo, para recrutar jovens na Zambézia e consegui 18 homens, mas a minha meta era de alcançar o número de 50 jovens para criarmos base e iniciarmos com ataques", revelou um dos detidos citado pelo O País.

Ainda de acordo com a fonte, as armas seriam adquiridas no distrito de Milange, supostamente através de um deputado da Renamo, que facilitaria todo processo de compra e também seria responsável por contactar um médico tradicional para que os homens chefiados por Mariano Nhongo, não sofressem baixas durante confrontos com as Forças de Defesa e Segurança.

Como forma de convencer a aderirem às fileiras de Nhongo, os jovens eram prometidos integração nas fileiras da Polícia da República de Moçambique (PRM).

Contudo, as bases militares seriam criadas nos distritos de Milange, Morrumbala e Namarroi, todos da província da Zambézia.

Folha de Maputo

Você pode gostar tambem de

0 comentários

O QUE VOCÊ ACHOU DO ARTIGO, DEIXE SEU COMENTARIO