INICIATIVA PRAVIDA: Água potável chega a mais 1.7 milhão de pessoas

14:02

 MAIS 1.7 milhão de pessoas passaram a ter acesso à água potável nos últimos 18 meses no país, mercê de um investimento de 80 milhões de dólares norte-americanos na construção e reabilitação de sistemas de abastecimento.



O investimento, realizado na primeira fase da iniciativa presidencial Água para Vida (PRAVIDA), contribuiu para o aumento da capacidade de irrigação de pequena escala, abeberamento de gado e criação de postos de trabalho.


O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, João Machatine, disse, há dias, que a implementação da primeira fase do PRAVIDA mostrou que é possível construir empreendimentos de grande impacto social com recursos financeiros limitados.


“Fazemos um balanço positivo do PRAVIDA I. Conseguimos alargar a cobertura até cerca de 1.7 milhão de pessoas”, disse.


Machatine disse que é preciso assegurar a sustentabilidade dos sistemas de abastecimento de água através da redução dos custos operacionais bem como ter em conta o impacto das mudanças climáticas na sua disponibilidade.


“Na primeira fase notou-se, por exemplo, que as fontes tidas como seguras em termos de disponibilidade começaram a revelar-se inseguras, quer por insuficiência de água, quer por estarem contaminadas. Nós vamos levar estas lições para a segunda fase”, acrescentou o governante.


Defendeu o uso racional da água como forma de evitar interrupção no fornecimento deste recurso, havendo por isso necessidade de garantir a proporcionalidade entre o investimento e os recursos captados.


Você pode gostar tambem de

0 comentários

O QUE VOCÊ ACHOU DO ARTIGO, DEIXE SEU COMENTARIO