Rússia disposta a apoiar combate ao terrorismo

13:41

A RÚSSIA está disposta a apoiar Moçambique no combate ao terrorismo, através da cooperação nos domínios de inteligência. Esta vontade foi manifestada, ontem, em Maputo, pelo Vice-Ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Mikhail Bogdanov, à saída da audiência que lhe foi concedido pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário.



Bogdanov, que é igualmente representante especial do Presidente russo para África e Médio Oriente, defendeu a importância de os países africanos, incluindo Moçambique, lançarem iniciativas próprias, nos fóruns internacionais, especialmente a nível das Nações Unidas, sobre as suas necessidades reais para o combate ao fenómeno.


No âmbito da cooperação anti-terrorista entre Moscovo e o Continente Africano, o diplomata russo disse ser importante que os africanos ajudem ao mundo a compreender os seus esforços nesta luta.


Bogdanov considerou a situação em Cabo Delgado questão séria, sendo por isso que o seu país se disponibiliza a apoiar a sua eliminação. 


Ainda ontem, Bogdanov foi recebido pela Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo Dhlovo, tendo o terrorismo dominado também a conversa entre os dois.


No encontro, foram também aflorados temas ligados à cooperação bilateral nas áreas da economia e comércio, esfera humanitária e outras de interesse mútuo.


Referiu que a Rússia dá ênfase especial às relações com os países do Continente Africano, tendo destacado a realização, em 2019, da I Cimeira Rússia-África, na qual Moçambique se fez representar pelo Presidente Filipe Nyusi.


“Agora estão a decorrer preparativos para segunda cimeira de África e Rússia, que terá lugar em 2022, e ficaríamos agradecidos se Moçambique fosse representado ao mais alto nível possível”, afirmou.

Você pode gostar tambem de

0 comentários

O QUE VOCÊ ACHOU DO ARTIGO, DEIXE SEU COMENTARIO