NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS: Rácio médico por habitante melhorou

13:39

 O EFECTIVO de médicos no país aumentou nos últimos quatro anos em 15 por cento, passando de 2473, em 2018, para 2842, em Setembro último, facto que melhorou o rácio destes profissionais de saúde por habitante.



Dados partilhados recentemente mostram que, do total de médicos, 962 são especialistas em diferentes áreas e 1880 de clínica geral.


De um modo geral, no período em referência, o número de profissionais do Sistema Nacional de Saúde incrementou em sete por cento, ao sair de 57.502, em 2018, para 61.648 quadros até Setembro deste ano.


Falando recentemente, o Ministro da Saúde, Armindo Tiago, anotou que, apesar dos desafios impostos pela Covid-19, o sector conseguiu incrementar a quantidade de quadros.


Anotou que nos primeiros nove meses deste ano a Saúde graduou 31 médicos em diferentes áreas de especialidade, para além de prover vagas para 140 novos médicos, 74 técnicos superiores, 2170 do nível médio e 202 das áreas de apoio.


Com estes profissionais, o rácio de recursos humanos em regime especial de saúde subiu para 11.3/10 mil habitantes e poderá aumentar para 12.5 com o provimento de todas as vagas previstas no Plano Económico e Social (PES) de 2021.


Armindo Tiago chamou atenção aos quadros da Saúde para uma busca conjunta e permanente de soluções inovadoras para os diferentes desafios do sector que afectam as comunidades.


Referiu-se, neste contexto, à importância de os profissionais da área primarem por um comportamento exemplar no cumprimento da sua missão, a pertinência de todo o sistema de saúde a avaliação de desempenho com base em resultados.


Enalteceu o esforço conjunto para a melhoria do estado de saúde da população no país.

Você pode gostar tambem de

0 comentários

O QUE VOCÊ ACHOU DO ARTIGO, DEIXE SEU COMENTARIO