Novo preço reanima produção de castanha

14:27

 O ESTABELECIMENTO, pelo Governo, de 43 meticais como preço de referência para a comercialização de castanha de caju na presente campanha, poderá reanimar a produção que, no ano passado, conheceu um revês do seu desempenho como consequência da Covid 19.



De acordo com o Director do Instituto Nacional de Amêndoas, Ilídio Bande, como resultado das acções de maneio integrado, nomeadamente, trabalhos de limpeza, podas e tratamento químicos, o país poderá ultrapassar, este ano, a fasquia de 160 mil toneladas, um desempenho que igualmente vai produzir um impacto financeiro  positivo  nos produtores.


Ilídio Bande que orientou última sexta -feira em Gucundo, localidade de Cumbane, distrito de Jangamo, em Inhambane, o lançamento oficial da campanha de comercialização da castanha de caju, explicou que além das actividades mencionadas realizadas em coordenação com os produtores e técnicos do seu sector, foram pulverizadas cerca de 8.5 milhões de cajueiros, uma realização que garante o  alcance da meta estabelecida.


Disse também que, da produção esperada, há garantia do fornecimento à indústria nacional e à exportação, estimando em cerca de 30 mil toneladas a quantidade destinada ao mercado internacional, tendo, Índia e China como destinos da castanha em bruto e União Europeia, Países Nórdicos, Estados Unidos de América e a vizinha África como sendo mercado preferencial da amêndoa.


A nossa fonte assegurou que o regresso a normalidade das operações comerciais no mundo, o preço da castanha de caju poderá também conhecer um incremento no mercado internacional, podendo ultrapassar a fasquia de mil dólares norte americanos por tonelada .


“Este e outros incentivos que o país está introduzir neste sector, estão animar a retoma com vigor da produção da castanha de caju, uma das culturas de rendimento cujo impacto é visível nas comunidades”, sublinhou Ilídio Bande.


Explicou que o Instituto de Amêndoas vai intensificar a produção, multiplicação e distribuição de mudas de cajueiros, acção enquadrada no desafio da substituição paulatina de parque cajuícola do país, tido como velho e onde cerca de 10 por cento de cerca de 30 milhões de cajueiros  deve ser de substituído.


Para o efeito, a nossa fonte falou da distribuição, em preparação da campanha de comercialização em curso, de 5.3 milhões de mudas em todo país, da produção de sementes policlonais com o objectivo de acelerar novas mudas.

Você pode gostar tambem de

0 comentários

O QUE VOCÊ ACHOU DO ARTIGO, DEIXE SEU COMENTARIO